Pesquisando valores verticalmente numa lista utilizando a função PROCV

Padrão

A função PROCV localiza um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela especificada e retorna o valor da mesma linha de uma coluna especificada.

Sintaxe:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;num_índice_coluna;procurar_intervalo)

Valor_procurado: é o valor a localizar na primeira coluna da tabela especificada.

Matriz_tabela: duas ou mais colunas dos dados que serão procurados.

Num_índice_coluna: o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente tem de ser devolvido. Exemplo: se núm_índice_coluna for 1 devolve o valor na primeira coluna em matriz_tabela; se núm_índice_coluna for 2 devolve o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante.

Procurar_intervalo: Um valor lógico que especifica se deseja que o PROCV localize uma correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Pode ser VERDADEIRO ou FALSO.

Se VERDADEIRO ou omisso, é devolvida uma correspondência exata ou aproximada.
Se FALSO, o PROCV localiza apenas uma correspondência exata.

Em nosso exemplo temos uma tabela com o número de identificação de funcionários, seus respectivos nomes e cargos:

ex16

Suponhamos que a tabela seja enorme e sabemos apenas o número de identificação de um funcionário e queremos saber o seu nome. Para isso utilizamos a função PROCV.
Selecione uma célula que deseja retorna o nome procurado. Insira a seguinte função:

=PROCV(200947;B2:E5;2;FALSO). Retornará Plínio:

ex25

Descrição:
Pesquisa o número de identificação 200947, na primeira coluna da tabela especificada (B2:E5) e devolve o valor correspondente na mesma linha da segunda coluna.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Email
  • RSS

5 Comments

  1. Olá Luigi !
    Antes de mais nada, agradeço e muito pelas informações aqui desta página. Agora eu gostaria que me esclarecesse uma dúvida, se possível.
    Tenho uma planilha enorme com vários valores em percentual em uma coluna outros valores ao lado (números inteiros). Tentando apenas um pequeno exemplo, vamos imaginar a primeira coluna (percentual) começando na célula K25, contendo os números: “0,10”, “0,20”, “0,40”, “5,00”, “31,01”, “0,55” e “10,20”. Na coluna ao lado (começando em L25) têm os valores: “2”, “7”, “78”, “6”, “36”, “31” e “20” e tenho que estou tentando fazer a relação do maior valor da coluna percentual com a outra coluna através da fórmula: “=PROC(MÁXIMO(K25:K31);K25:L31″, só que, em vez da mesma me retornar o valor 36 (que seria o correspondente para os 36% da coluna de percentual), ela me retorna o valor “20”. Poderia tentar me dizer o que há de errado ?
    Desde já agradeço a sua atenção, Alex.

  2. Pingback: P – função PROCH – o primo pobre | Dicas de Excel

Leave a Reply

Email
Print